sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Engraçados

Engraçado como algumas coisas mudam rápido e a gente nem percebe.

Engraçado como eu acho tudo engraçado. Tem o funny haha e o funny weird, como diria o Alan, e acho que isso eu nunca vou esquecer. O curioso - aqui no sentido de engraçado - é que normalmente eu acho engraçado no sentido de curioso. Mas continuo curioso pelo engraçado, pelo que faz rir, pelo que a gente faz com o riso ou depois de achar engraçado. Já reparou no que você acha engraçado? A guinada no fim da tirinha, da piada, ou mesmo a piada interna - que francamente, pra qualquer pessoa numa condição racional e externa, tem tanta graça quanto sentido. Mas curiosamente - desculpa, agora já não sei - isso não parece lógico, porque chega uma hora que o humor da situação supera o sentido, ou é o riso que já se auto-sustenta e dispensa outras explicações.

Dar risada é uma coisa, por si só, muito engraçada. Repara: a respiração fica toda interrompida, tem gente que ronca que nem porco, um guincha, o outro parece uma hiena. Uma amiga minha ria tão alto (de volume, e de tom também) que chegava a receber umas mensagens de "Acho que você tá no mesmo filme que eu, tô ouvindo sua risada". Sem falar nas quedas ao chão, nos casos asmáticos, ou nas vezes que alguém realmente ameaça morrer de rir. Nessas horas eu não sei se chamo uma ambulância, os doutores da alegria ou tento congelar a cena e isolar a causa do riso. É complicado.

Outra coisa peculiar - para não falar engraçada ou curiosa - é como algumas palavras servem para se referir a praticamente qualquer coisa. Para um amigo meu tudo é foda. Morreu alguém? É foda. Morreu de rir então? É foda. A vida não é fácil? É foda. Não, não é uma resposta à pergunta. É apenas uma constatação. E como ele fala isso tanto com um semi-riso no rosto, quanto com uma cara de consternação, dependendo do momento (na verdade não varia tanto assim), é o suficiente para realmente não saber se a foda é boa ou não. Já eu acho engraçado. Acho que se um dia eu me deparasse com meu próprio cadáver estirado na calçada ia achar engraçado. Pelo menos não acho gozado. Pega mal, sabe como é.

Sabe? Esse "sabe como é" é outro: completamente indiferente ao leitor saber ou não como é a tal da coisa. Não faz diferença se você realmente acha que o sujeito sabe alguma coisa. Terminar a frase com um "sacumé" é a mesma coisa que dizer "eu não sei se você sabe do que eu estou falando, na verdade nem você sabe se eu sei, mas que fique nos registros que eu sei, pelo menos". Pode ser também "não quero falar disso aqui, é muito constrangedor pra mim" ou então "assunto chato - cortando a conversa AGORA". É de fato uma dessas expressões multifuncionais - apesar de semelhante, é mais ou menos o oposto do foda ali acima. Ainda assim, muito útil, principalmente quando você quer significar dois ou três desses sentidos (ou quando não tem exatamente nenhum em mente). Engraçado, né?

Engraçado como algumas coisas mudam rápido e a gente nem percebe. Outras não. Entre o rabugento, o cricri e quem apenas se diverte com o mundo que enxerga não dá um ovo de codorna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário