domingo, 17 de outubro de 2010

Sparkle Smile

Hoje eu estava no mercado, quando vi um mendigo comprando refrigerante.

A aparência não tinha a quem enganar: roupas aos trapos, cabelo, pele e mãos já bastante judiadas, apesar de ser um homem jovem. Mas o que chamava mesmo atenção era a própria situação: um mendigo saindo do mercado carregando uma garrafa de Fanta Uva. o que me deixou imóvel, no entanto, foi o sorriso dele. Era uma pessoa que com certeza tem muito menos facilidades na vida do que eu, que tenho sempre um teto, uma cama, um chuveiro (quase sempre) com água quente, e alimento ao alcance. Sabe-se lá se ele tinha o que almoçar!

E mesmo assim, aquela enigmática garrafa PET de Fanta Uva. Na hora, eu nem pensei tanto a respeito, só fiquei deslumbrado pela felicidade nítida e pura estampada na cara do homem. Devia estar pensando na família, ou em alguém que, numa oportunidade rara, ia tomar refrigerante, ia ter aquele luxo de gente que não tem o dinheiro tão contado assim. Era uma alegria tão genuína que eu até desconfio que seja parte invenção minha. Esse tipo de coisa não pode se perder. A gente precisa de tanto pra ser feliz, tem tanta gente entediada com a vida.. vai passar fome, vai. Muda de perspectiva. Não é nem pra criticar os outros, mas eu acho que aquele sorriso não pode ficar só na minha memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário